Como datas comemorativas podem ajudar seu negócio

datas comemorativas

Nas décadas de 70 e 80 as datas comemorativas estavam mais relacionadas ao contexto familiar e emocional do que ao comercial. Como é notório para todos, isso mudou rápido e hoje em dia, o comércio se vale demais dessas datas. Na verdade é a salvação de muitos.

O equívoco que alguns empresários da internet cometem é pensar que investir nessas datas deve ser exclusividade de lojas físicas. Já imaginou entrar num shopping no fim do ano e não se deparar com a tradicional decoração de natal?

É essa mesma sensação que os clientes virtuais acabam tendo ao entrar em sites e ver sempre as mesmas propagandas, o mesmo layout, o mesmo tudo… Abaixo, algumas dicas fantásticas para você não perder vendas exatamente nos momentos em que o comércio estiver super aquecido.

1. Crie um calendário focado em seu negócio
Se seu ramo de negócio é um sex shop, por exemplo, logicamente você não vai criar uma campanha para o dia das crianças. Nem tampouco para a páscoa, que é um feriado com apelo religioso muito forte. No entanto, o carnaval, dia dos namorados e natal devem receber todos os holofotes de seu marketing digital, pois essas são suas principais datas.

2. Planeje sempre
Defina uma data para fazer todo o planejamento de marketing para o ano inteiro. Crie um documento, de preferência até com o orçamento previsto. Neste documento, você vai montar o cronograma com todas as ferramentas que pretende usar. Planejamento é a chave para tudo em qualquer negócio.

3. Conheça seus produtos mais e menos vendáveis
Categorize seus produtos, classifique-os por mais e menos vendáveis, separe quais são os “queridinhos” de cada data específica e, com esses dados, você vai conseguir saber em quais e quando deve concentrar seus esforços.

4. Não economize no design e na adaptabilidade de sua loja virtual
O sentido mais importante para quem efetua compras on line é a visão. Assim sendo, você deve “bater” forte nele. Crie experiências sensoriais para que seu cliente seja atraído inconscientemente pelo clima da data comemorativa.

5. Dê dicas de presentes
Crie postagens dando dicas de presentes que tenham a ver com a data em questão. Use esta tática para influenciar seus clientes a comprar aquele produto que está parado no estoque ou aqueles que são mais lucrativos para sua loja virtual.

6. Invista em embalagens especiais
Por fim, vale investir em embalagens temáticas, ainda que você vá oferecê-las como adicional na própria venda. Isso ajuda a estreitar os laços entre você e seu cliente. Além de ter um forte apelo sensorial para quem recebe.