Certificado SSL para sites

seguranca com ssl

O certificado SSL é a única forma de proteger dados importantes pela internet, pois além de comprovar a identidade do seu site, dando mais segurança para quem navega por ele, ainda te permitirá chamar a atenção dos motores de busca e atrair mais visitantes.

Segurança na internet é um tema que, apesar do alto índice de crimes virtuais em sites, blogs e demais plataformas, ainda não tem recebido a devida atenção. Por conta disso, mais e mais pessoas tem ficado atentas as informações que passam na internet, e só irão fornece-las à sites que sejam confiáveis e seguros.

Amplamente utilizado em plataformas de e-commerce, o certificado SSL serve para proteger o seu visitante e informa-lo de que o seu site é seguro e verídico, e que ele poderá trafegar e fornecer informações livremente, sem riscos. Mas engana-se quem pensa que esse certificado deve ser usado somente em plataformas de e-commerce.

O SSL, sigla para Secure Sockets Layer, é uma ferramenta que criptografa as informações transmitidas entre dois computadores, fazendo com que o possível invasor não consiga acessá-las, pois essas informações se tornam incompreensíveis para ele. Sendo assim, o certificado SSL protege a troca de informações entre o visitante do seu site e o seu site.

Como funciona o certificado ssl?

Um certificado ssl, como já dito, funciona como uma carteira de identidade do seu site, mostrando aos motores de busca, como o Google, que o seu site é seguro para enviar e receber dados dos visitantes.
Quando, ao acessarmos um site, for mostrado um cadeado no canto esquerdo do navegador, mostrando “https” ao invés de “http”, isso estará informando que esse site possui um protocolo de segurança (ssl).
Em outros casos também é possível aparecer um cadeado verde fechado e, ao lado, o nome do site em verde onde, ao clicar com o botão esquerdo do mouse, você poderá ver que a empresa é real, isso acontece porque esse site possui um certificado EV SSL, que é ainda mais rigoroso, pois analisa empresas que existam realmente (empresa física) e que estejam há 3 anos ou mais em funcionamento.

Aprovação do Google para sites seguros

Entender os motores de busca não é algo fácil, pois eles estão sempre aprimorando seu sistema, especialmente o Google. Mas o que podemos ter certeza, é que eles dão maior importante para os sites que se preocupam com a segurança do visitantes. É por isso que, cada dia que se passa, o sistema do Google tem ficado mais exigente quanto ao conteúdo e desempenho geral dos sites.
Por isso que usar um certificado ssl no seu site é uma forma de, além de levar segurança para os visitantes, ainda te ajudar a receber a aprovação do Google, pois os motores de busca entendem que, quem investe na segurança de um site, demonstra que está pensando nos seus visitantes.

O bem estar do cliente deve ser prioridade

Hoje em dia é fácil para alguém invadir um site que esteja desprevenido e acessar dados dos usuários cadastrados, como nome, e-mail, endereço, cpf, rg e até mesmo cartão de crédito, e os motores de busca sabem disso. É por isso que, para um site, que deseja transmitir transparência e credibilidade, possuir o certificado ssl é mais do que obrigatório, tanto para a segurança dos seus visitantes, quanto para o a posição do seu site.