Autônomo, a sua empresa possui um diferencial?

inovação e autônomo

Para um autônomo, não importando o seu ramo, conquistar posto entre a concorrência é o mais importante, especialmente em meio a tempos de crise econômica no país, pois com isso ele ganhará mais clientes e, por consequência, seus rendimentos serão maiores.

Mas as dúvidas são: como fazer um cliente optar pelo seu produto ou serviço em vez de um outro? Como agregar valor ao que você faz e fazer o cliente ter noção de que o seu produto ou serviço vale a pena?

Porque um autônomo precisa possuir um diferencial?

A grande maioria das pessoas pesquisam o que querem, antes de comprar, e não dão valor somente ao “barato”.

Muitos empreendedores tem dito e repetido que, hoje em dia, estudar o seu cliente é a forma mais inteligente para criar uma estratégia exclusiva, assim você sai na frente dos seus concorrentes na conquista de novas vendas, pois saberá exatamente do que seus clientes precisam.

Para criar um diferencial no seu produto ou serviço, você precisa: conhecer o seu ramo de atividade, pesquisar o seu público alvo e estuda-lo, analisar as necessidades deles, o que fazem, onde estão reunidos (redes sociais ou locais físicos). Com isso você verá a real necessidade que o seu público alvo tem e poderá usar isso para ganhar um diferencial no seu negócio.

E por mais comum que o seu serviço ou produto possa ser, existem soluções para se destacar na multidão.

O que o cliente espera do serviço de um autônomo?

Profissionalismo, inovação e um bom atendimento. Esse relato poderia ser encerrado aqui, pois esses três são a base para o sucesso de qualquer empreendimento.

Em tempos de crise econômica as pessoas tendem a gastar menos, e isso é fato. Mas, o que um profissional autônomo precisa entender é que, não é somente baixando os preços irá conseguir atrair clientes, pois a escolha pode, até mesmo, acarretar muitos prejuízos.

O que leva um cliente até você não é apenas uma coisa, mas sim um conjunto de estratégias, quais você precisa implementar na sua empresa. Tais como:

– A apresentação do produto/serviço e como ele é apresentado.
– A aprovação social. Ela consiste no feedback que os seus clientes dão no produto ou serviço adquiridos de você, assim esse possível cliente ficará mais seguro quanto a realizar a aquisição.
– Algo que vá solucionar o seu problema. Isso é o que praticamente 99% da população busca ao adquirir um novo produto.
– Contato facilitado e eficiente. O cliente fica mais seguro quando o profissional autônomo deixa vários contatos acessíveis, podendo entrar em contato da forma que mais lhe for conveniente. E o bom atendimento, unido profissionalismo, fará muita diferença na hora de fidelizar seus clientes.
– Mídias sociais. Cliente que gosta do que adquiriu de você curte a sua página do Facebook, segue no Twitter, acompanha os vídeos no Youtube, etc. Um profissional autônomo que deseja inovar precisar estar onde os clientes estão.
– Mais do que contratou. Quem é a pessoa que não gosta de receber algo mais ou mesmo levar alguns brindes junto? Essa é uma maneira inteligente de agregar valor ao seu produto.

Muitas pessoas já sabem que, nos tempos atuais, a inovação vem ganhando popularidade e agindo como uma forte estratégia nos negócios, tanto para empresas quanto para profissionais autônomos. E é isso que traz muitos benefícios para quem quer continuar com seu negócio sem ter que desvalorizar seus serviços ou mesmo fechar as portas da sua empresa.